segunda-feira, 8 de setembro de 2014

OwnCloud: Fiddly mas seguro sync host-de-casa 'n' share


Novas soluções de armazenamento híbrido


Revisão Telefones em nossos bolsos, comprimidos para baixo nossos sofás e laptops em nossos sacos. Nunca tivemos tantos dispositivos em nossa posse. Faz sentido para iniciar a sincronização e compartilhamento de pastas e dados entre eles - e não apenas por uma questão de conveniência, mas para a nossa sanidade.


Muitas empresas estão oferecendo para fazer a ponte de conexão - de Apple, Google e Dropbox para dezenas de empresas menores. O tema comum entre todos eles é que eles hospedar seus dados.







Com tantas opções, qual deles você deve escolher?


A maioria oferece aproximadamente as mesmas características: geralmente um cliente do lado do dispositivo que sincroniza automaticamente os arquivos para o servidor, alguns meios de compartilhar esses arquivos e integração com aplicativos de terceiros. O último é menos importante do que costumava ser agora a maioria dos sistemas operacionais móveis tem um meio para passar arquivos entre aplicativos.


Isso torna a escolha entre eles uma questão de o que acontece com seus dados no servidor: É seguro? É privado? É sob o seu controlo ou controlo do prestador de serviços?


Owncloud 7 shring

O compartilhamento de arquivos em OwnCloud (clique para ampliar)



Infelizmente, no mundo pós-Snowden, encontramo-nos forçados a aceitar que o uso de serviços como o Dropbox ou Google Drive significa que estamos compartilhando nossos documentos e não apenas com amigos, familiares e colegas de trabalho, mas também a NSA ea GCHQ.


Alguns podem não considerar que um grande negócio. Mas, mesmo se você acha que, pessoalmente, não tenho nada a esconder (tem certeza?), Sua empresa provavelmente não. Quer partilhar os seus planos para o futuro com os seus concorrentes mais próximos? Provavelmente não. Mas lembre-se, o que a NSA pode fazer hoje, seus concorrentes menos escrupulosos estará fazendo amanhã.


O próprio Edward Snowden tem criticado Dropbox especificamente, chamando a empresa "muito hostil à privacidade". Infelizmente, a crítica de Snowden se aplica igualmente ao Google Drive e qualquer outro serviço de sincronização que só criptografa seus dados em seus servidores.


Nos dias de hoje, provavelmente, a maior diferença entre os serviços de hospedagem de dados é a criptografia de dados - pode o serviço de hospedagem de ler seus arquivos de texto puro? Dropbox, Google Drive e muitos outros serviços de grandes todos oferecem criptografia do lado do servidor, o que significa que, não você, controlar quem pode ver seus dados.


Há outras opções disponíveis, porém, incluindo SpiderOak , que, a partir de uma experiência de usuário ponto de vista, é mais ou menos idêntico ao Dropbox, mas faz toda a sua criptografia em sua máquina. Isso significa que enquanto SpiderOak armazena seus dados, a empresa não tem como acessá-lo - só você tem as chaves de criptografia. Assim, enquanto a empresa pode ser obrigada a entregar seus dados ao longo, a fim de realmente ver os dados de terceiros que precisam para obter a sua chave de criptografia de você. Nos Estados Unidos, que ainda requer um mandado.


Para ser justo, se você está confortável criação de sua própria criptografia você pode conseguir algo semelhante com o Dropbox ele só não é tão simples.


Para manter a privacidade e preocupações com a segurança, SpiderOak supera Dropbox, Google Drive e outros pelo simples fato de que ele realmente oferece privacidade e segurança.


Outra opção é um open-source, a opção de auto-hospedado chamado OwnCloud. Atualmente, este serviço só oferece criptografia do lado do servidor (e não é ativado por padrão), mas como você hospedar seu próprio servidor que significa que você ainda controlar as chaves de criptografia.


O projeto OwnCloud recentemente lançou a versão 7 , uma grande atualização. Eu decidi dar-lhe um ir.


Esta versão traz uma nova forma de partilha: a partilha de servidor para servidor. Anteriormente OwnCloud oferecido uma única pasta para partilha - que deixou cair os documentos nessa pasta e, em seguida, compartilhá-las através de um link (muito como se fosse no Dropbox ou Google Drive). Não houve, no entanto, uma maneira fácil de compartilhar pastas inteiras sem criar um usuário em seu aplicativo OwnCloud para todos que você queria compartilhar algo com.


Owncloud7 mobile

A nova interface móvel para OwnCloud



Compartilhamento de OwnCloud 7 de servidor para servidor tem a mesma aparência na superfície. Você pode criar um link para o conteúdo que você deseja compartilhar e enviá-lo para a pessoa que você quer compartilhar com ele. Desde que essa pessoa também usa seu próprio exemplo de OwnCloud, o link que você compartilhou aparecerá como um arquivo ou pasta de arquivos, em sua instância. Eles podem movê-lo, colocá-lo onde quer que eles gostam e trabalhar com o arquivo como se fosse o seu próprio.


Parece prosaico, mas considere o seguinte cenário: Você tem um servidor OwnCloud pessoal e seu empregador também executa uma instância. Antes, não havia nenhuma maneira fácil de trabalhar com ambos os servidores, através do cliente de desktop. Existem alguns hacks complicados de contornar isso, mas com o novo servidor para servidor compartilhando a solução é simples - basta compartilhar o que você precisa do trabalho para a instância de casa (ou vice-versa) e tudo vai aparecer no seu cliente de desktop .


Por exemplo, eu tenho um pequeno exemplo, auto-organizado de OwnCloud de documentos pessoais, tudo a partir de histórias que eu estou trabalhando para bookmarks que eu cortado a partir da web para o git repos com meus dotfiles. Eu também tenho todas as minhas fotos armazenados em uma instância OwnCloud diferente. Até OwnCloud 7, estes eram totalmente separados e eu sincronizado cada um usando sua própria instância do cliente de desktop. Com OwnCloud 7, eu simplesmente compartilhado as fotos na pasta com o meu servidor pessoal e agora tudo está em um lugar e eu só tenho que executar uma instância do cliente de desktop.


Spideroak

SpiderOak supera Dropbox, Google Drive e outros, porque, na verdade, oferece privacidade e segurança (clique para ampliar)



Web de administração do OwnCloud também inclui um novo recurso em exibições de lista que mostra quais arquivos foram compartilhados e com quem, por isso mesmo que você não tem que usar a pasta compartilhada mais, ainda é fácil manter o controle de quais arquivos você tem compartilhado e que está trabalhando neles.


OwnCloud 7 tem algumas outras melhorias, bem como, incluindo uma nova interface móvel, suporte para edição de documentos do MS Word no editor de web-based, algumas novas ferramentas de gerenciamento de usuário para administradores e muito mais.


Então, qual é a melhor opção - Google Drive, Dropbox, SpiderOak ou OwnCloud?


Se você não se preocupam com a segurança e privacidade, em seguida, todos eles são mais ou menos o mesmo.


Quando se trata de sincronização e compartilhamento de arquivos OwnCloud tem a maioria das características do Dropbox e Google Drive, mas, se você hospedá-lo a si mesmo, ele tem a vantagem de funcionar com um servidor que você controla. Isso significa uma melhor privacidade e segurança: no entanto, dada a sua interface baseada na web e capacidade de adicionar aplicativos de terceiros, OwnCloud até agora se esquivado de criptografia do lado do cliente. Você pode, naturalmente, fazer isso sozinho, mas depois partilha torna-se muito mais complexa.


E, há mais do que apenas um arquivo sincronização e compartilhamento. Há outras características essas, também.


A análise final? Se você rejeitar Dropbox e Google você é deixado com OwnCloud e SpiderOak. Destes, OwnCloud faz sentido quando você confiar no servidor que está sendo executado. Se você não tiver acesso a um servidor de confiança, SpiderOak faz uma melhor solução do ponto de vista da privacidade e segurança. ®



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